LIVRO I - DA TRIBUTAÇÃO DAS PESSOAS FÍSICASTÍTULO VIII - DO RECOLHIMENTO MENSAL OBRIGATÓRIOCAPÍTULO III - DA APURAÇÃO DO IMPOSTO SOBRE A RENDA
Regulamento do Imposto de Renda
Art. 122
5 acórdãos e 0 decisões monocráticas citam este artigo, a mais recente julgada em 20/05/2024.
Art. 122. O imposto sobre a renda incidente sobre os rendimentos de que trata este Título será calculado em reais, de acordo com as seguintes tabelas progressivas mensais
(Lei nº 11.482, de 2007, art. 1º,
caput,
incisos IV ao VIII)
:
I - para o ano-calendário de 2010 e para os meses de janeiro a março do ano-calendário de 2011:
TABELA PROGRESSIVA MENSAL
BASE DE CÁLCULO (R$)
ALÍQUOTA (%)
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO (R$)
Até 1.499,15
-
-
De 1.499,16 até 2.246,75
7,5
112,43
De 2.246,76 até 2.995,70
15
280,94
De 2.995,71 até 3.743,19
22,5
505,62
Acima de 3.743,19
27,5
692,78
II - para os meses de abril a dezembro do ano-calendário de 2011:
TABELA PROGRESSIVA MENSAL
BASE DE CÁLCULO (R$)
ALÍQUOTA (%)
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO (R$)
Até 1.566,61
-
-
De 1.566,62 até 2.347,85
7,5
117,49
De 2.347,86 até 3.130,51
15
293,58
De 3.130,52 até 3.911,63
22,5
528,37
Acima de 3.911,63
27,5
723,95
III - para o ano-calendário de 2012:
TABELA PROGRESSIVA MENSAL
BASE DE CÁLCULO (R$)
ALÍQUOTA (%)
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO (R$)
Até 1.637,11
-
-
De 1.637,12 até 2.453,50
7,5
122,78
De 2.453,51 até 3.271,38
15
306,80
De 3.271,39 até 4.087,65
22,5
552,15
Acima de 4.087,65
27,5
756,53
IV - para o ano-calendário de 2013:
TABELA PROGRESSIVA MENSAL
BASE DE CÁLCULO (R$)
ALÍQUOTA (%)
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO (R$)
Até 1.710,78
-
-
De 1.710,79 até 2.563,91
7,5
128,31
De 2.563,92 até 3.418,59
15
320,60
De 3.418,60 até 4.271,59
22,5
577,00
Acima de 4.271,59
27,5
790,58
V - para o ano-calendário de 2014 e para os meses de janeiro a
março do ano-calendário de 2015:
TABELA PROGRESSIVA MENSAL
BASE DE CÁLCULO (R$)
ALÍQUOTA (%)
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO (R$)
Até 1.787,77
-
-
De 1.787,78 até 2.679,29
7,5
134,08
De 2.679,30 até 3.572,43
15
335,03
De 3.572,44 até 4.463,81
22,5
602,96
Acima de 4.463,81
27,5
826,15
VI -
para os meses de abril a dezembro
do ano-calendário de 2015:
TABELA PROGRESSIVA MENSAL
BASE DE CÁLCULO (R$)
ALÍQUOTA (%)
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO (R$)
Até 1.903,98
-
-
De 1.903,99 até 2.826,65
7,5
142,80
De 2.826,66 até 3.751,05
15
354,80
De 3.751,06 até 4.664,68
22,5
636,13
Acima de 4.664,68
27,5
869,36
Parágrafo único. O imposto sobre a renda será calculado sobre os
rendimentos recebidos em cada mês ( Lei nº 9.250, de 1995, art. 3º, parágrafo único
).
(Lei nº 11.482, de 2007, art. 1º,
caput,
incisos IV ao VIII)
:
I - para o ano-calendário de 2010 e para os meses de janeiro a março do ano-calendário de 2011:
TABELA PROGRESSIVA MENSAL
BASE DE CÁLCULO (R$)
ALÍQUOTA (%)
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO (R$)
Até 1.499,15
-
-
De 1.499,16 até 2.246,75
7,5
112,43
De 2.246,76 até 2.995,70
15
280,94
De 2.995,71 até 3.743,19
22,5
505,62
Acima de 3.743,19
27,5
692,78
II - para os meses de abril a dezembro do ano-calendário de 2011:
TABELA PROGRESSIVA MENSAL
BASE DE CÁLCULO (R$)
ALÍQUOTA (%)
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO (R$)
Até 1.566,61
-
-
De 1.566,62 até 2.347,85
7,5
117,49
De 2.347,86 até 3.130,51
15
293,58
De 3.130,52 até 3.911,63
22,5
528,37
Acima de 3.911,63
27,5
723,95
III - para o ano-calendário de 2012:
TABELA PROGRESSIVA MENSAL
BASE DE CÁLCULO (R$)
ALÍQUOTA (%)
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO (R$)
Até 1.637,11
-
-
De 1.637,12 até 2.453,50
7,5
122,78
De 2.453,51 até 3.271,38
15
306,80
De 3.271,39 até 4.087,65
22,5
552,15
Acima de 4.087,65
27,5
756,53
IV - para o ano-calendário de 2013:
TABELA PROGRESSIVA MENSAL
BASE DE CÁLCULO (R$)
ALÍQUOTA (%)
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO (R$)
Até 1.710,78
-
-
De 1.710,79 até 2.563,91
7,5
128,31
De 2.563,92 até 3.418,59
15
320,60
De 3.418,60 até 4.271,59
22,5
577,00
Acima de 4.271,59
27,5
790,58
V - para o ano-calendário de 2014 e para os meses de janeiro a
março do ano-calendário de 2015:
TABELA PROGRESSIVA MENSAL
BASE DE CÁLCULO (R$)
ALÍQUOTA (%)
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO (R$)
Até 1.787,77
-
-
De 1.787,78 até 2.679,29
7,5
134,08
De 2.679,30 até 3.572,43
15
335,03
De 3.572,44 até 4.463,81
22,5
602,96
Acima de 4.463,81
27,5
826,15
VI -
para os meses de abril a dezembro
do ano-calendário de 2015:
TABELA PROGRESSIVA MENSAL
BASE DE CÁLCULO (R$)
ALÍQUOTA (%)
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO (R$)
Até 1.903,98
-
-
De 1.903,99 até 2.826,65
7,5
142,80
De 2.826,66 até 3.751,05
15
354,80
De 3.751,06 até 4.664,68
22,5
636,13
Acima de 4.664,68
27,5
869,36
Parágrafo único. O imposto sobre a renda será calculado sobre os
rendimentos recebidos em cada mês ( Lei nº 9.250, de 1995, art. 3º, parágrafo único
).
Decisões que citam este artigo
5
acórdãos de 3 tribunais
TR3 3 · TRF2 1 · TRF3 1
Apelação Cível 5004980-98.2022.4.02.5121TRF2, Paulo Leite, julgado em 20/05/2024
Apelação Cível 0029740-12.2003.4.03.6100TRF3, Desembargadora Federal Consuelo Yoshida, julgado em 04/08/2011
RECURSO INOMINADO CíVEL 0004171-20.2019.4.03.6303TR3
Pesquise as decisões sobre este artigoA busca de decisões abre com a conta do Jurista. Entre na lista de espera e receba o convite.
Entrar na listaNo mesmo capítulo
Texto oficial: fonte oficial, conferido em 28/10/2026.