TÍTULO II - DAS NORMAS GERAIS DE TUTELA DO TRABALHOCAPÍTULO II - DA DURAÇÃO DO TRABALHOSEÇÃO III - DOS PERÍODOS DE DESCANSO
Última alteração pela Lei 13.103/2015, de 2 de março de 2015. 101.712 acórdãos e 127.459 decisões monocráticas citam este artigo, a mais recente julgada em 13/11/2026.
Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é
obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não
poderá exceder de 2 (duas) horas.
§ 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um
intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.
§ 2º - Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.
§ 3º O limite mínimo de uma hora para repouso ou refeição poderá ser reduzido por
ato do Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, quando ouvido o Serviço de Alimentação de Previdência Social, se verificar que o estabelecimento atende
integralmente às exigências concernentes à organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas
suplementares.
§ 4o
A não concessão ou a
concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação,
a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento, de natureza indenizatória,
apenas do período suprimido, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o
valor da remuneração da hora normal de trabalho.
(Redação dada pela Lei nº
13.467, de 2017)
(Vigência)
§ 5o
O
intervalo expresso no caput
poderá ser reduzido e/ou fracionado, e aquele estabelecido no § 1o
poderá ser fracionado, quando compreendidos entre o término da primeira hora
trabalhada e o início da última hora trabalhada, desde que previsto em convenção ou acordo coletivo de trabalho, ante a natureza do serviço e em virtude das condições especiais de trabalho a que são submetidos
estritamente os motoristas, cobradores, fiscalização de campo e afins nos serviços de operação de veículos rodoviários, empregados no setor de transporte coletivo de passageiros, mantida a remuneração e concedidos
intervalos para descanso menores ao final
de cada viagem.
(Redação dada pela Lei nº
13.103, de 2015)
(Vigência)
obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não
poderá exceder de 2 (duas) horas.
§ 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um
intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.
§ 2º - Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.
§ 3º O limite mínimo de uma hora para repouso ou refeição poderá ser reduzido por
ato do Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, quando ouvido o Serviço de Alimentação de Previdência Social, se verificar que o estabelecimento atende
integralmente às exigências concernentes à organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas
suplementares.
§ 4o
A não concessão ou a
concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação,
a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento, de natureza indenizatória,
apenas do período suprimido, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o
valor da remuneração da hora normal de trabalho.
(Redação dada pela Lei nº
13.467, de 2017)
(Vigência)
§ 5o
O
intervalo expresso no caput
poderá ser reduzido e/ou fracionado, e aquele estabelecido no § 1o
poderá ser fracionado, quando compreendidos entre o término da primeira hora
trabalhada e o início da última hora trabalhada, desde que previsto em convenção ou acordo coletivo de trabalho, ante a natureza do serviço e em virtude das condições especiais de trabalho a que são submetidos
estritamente os motoristas, cobradores, fiscalização de campo e afins nos serviços de operação de veículos rodoviários, empregados no setor de transporte coletivo de passageiros, mantida a remuneração e concedidos
intervalos para descanso menores ao final
de cada viagem.
(Redação dada pela Lei nº
13.103, de 2015)
(Vigência)
Histórico de alterações
- Redação dada pela Lei 13.467/2017 de 13 de julho de 2017
- Redação dada pela Lei 13.103/2015 de 2 de março de 2015
Decisões que citam este artigo
101.712
acórdãos de 48 tribunais
TST 49.501 · TRT1 9.755 · TRT6 7.478 · TRT3 6.280 · TRT12 5.426 · TRT10 4.531 · TRT18 4.235 · TRT5 2.533 · TRT9 1.851 · TRT21 1.455 · TRT7 1.408 · TRT20 1.234 e outros
RRAg 0012312-30.2016.5.03.0069TST, Margareth Rodrigues Costa, julgado em 09/11/2026
RRAg 0000788-15.2019.5.12.0058TST, Delaíde Alves Miranda Arantes, julgado em 09/11/2026
RRAg 0000429-70.2019.5.12.0024TST, Liana Chaib, julgado em 09/11/2026
127.459
decisões monocráticas de 21 tribunais
TST 126.868 · TRT12 175 · TR3 151 · STJ 94 · STF 49 · TRF4 33 · TRF2 21 · TR2 12 · TCESP 10 · TRT3 8 · TJMG 7 · TRF1 6 e outros
Airr 1001758-08.2022.5.02.0046TST, Aloysio Silva Corrêa da Veiga, julgado em 13/11/2026
RRAg 0024057-85.2024.5.24.0022TST, Aloysio Silva Corrêa da Veiga, julgado em 13/11/2026
Airr 0000732-89.2022.5.05.0019TST, Aloysio Silva Corrêa da Veiga, julgado em 13/11/2026
Pesquise as decisões sobre este artigoA busca de decisões abre com a conta do Jurista. Entre na lista de espera e receba o convite.
Entrar na listaNo mesmo capítulo
Texto oficial: fonte oficial, conferido em 28/10/2026.